Unidas Por Um Corpo Feliz

quinta-feira, agosto 06, 2015


Quem nunca se olhou ao espelho e desejou mudar algo? Quem nunca vestiu uma peça de roupa e desejou que esta lhe assentasse melhor? Quem nunca sofreu com complexos com a sua imagem?

Eu arriscaria dizer ninguém... Infelizmente, todos nós em algum momento da nossa vida desejamos ser diferentes... Ser mais altos, mais magros, mais cheiinhos, ter olhos mais claros, ou mais escuros. E porquê? Será que somos realmente nós que não gostámos do que vemos? Ou será que só não gostamos porque um dia alguém nos apontou o dedo?

Desde pequena que sempre fui magra, mas sempre fui saudável. Apenas era esta a minha natureza. E durante anos a fio, sempre ouvi comentários indignos. Aparentemente, eu não via problema nenhum em mim, mas ouvir certas coisas conseguiram alterar a minha percepção de mim própria. Isso levou a que a minha adolescência não fosse nada fácil, ganhei muitos complexos com a minha imagem e tinha sempre vergonha de usar certas roupas ou até ir à praia.

Com o final da adolescência e a minha entrada na faculdade, o meu ritmo de vida alterou-se completamente e o meu corpo mudou. Ganhou mais formas femininas e definiu-se mais. Foi uma vitória para mim! 
Olhei-me ao espelho e gostei do que vi. E desde então, nunca mais me impedi de usar o que gostava. A auto-confiança começou a transparecer-se na minha forma de estar e os típicos comentários negativos foram desaparecendo. 

Não vou dizer que perdi todos os meus complexos, há coisas que ainda me chateiam. Mas aprendi a gostar de mim como sou e ultrapassar esses dias em que me sinto menos bem comigo mesma.

Nós somos seres humanos, todos diferentes, todos com as nossas diferenças. Ninguém tem o direito de te dizer que não podes usar isto ou aquilo, que és demasiado gordo para isto, demasiado magro para aquilo, que devias ser mais alto para vestir isto, ou mais baixo para calçar aquilo. Se te sentes bem, o que é que importa? Não sejas tão duro para contigo.

Olha para ti, aprecia a tua beleza, abraça os teus defeitos, ama as tuas particularidades, procura a tua essência e sê feliz! A auto-confiança só vem depois de gostares de ti como és... Afinal, se eu não gostar de mim, quem gostará? :)

Espero muito que tenham gostado deste post. Trata-se de uma colaboração com várias meninas. Deixo um agradecimento especial à Catarina do I Love Spring Time, pois teve esta ideia. Por isso não se esqueçam de passar pelos blogs delas e lerem os seus testemunhos. Sigam-nos também no instagram com a hashtag #unidasporumcorpofeliz .
Vemo-nos no próximo post! Um beijo grande xx


EN: This post is a collaboration between some bloggers, about strugling with body image and self-esteem. Is written only in portuguese, but feel free to translate and if you have any question, contact me! :)

Follow me on:
SNAPCHAT: ana_pat14

You Might Also Like

48 comentários

  1. Adorei conhecer a tua "história" linda :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post, está sem dúvida muito bom e muito sincero.
    Também já tive complexos com o corpo e até com a minha própria personalidade, hoje em dia não tenho pois aprendi a gostar de mim, a gostar de mim como mulher. Nós somos todas mulheres, temos todas a mesma essência e o facto de sermos mulheres já é motivo suficiente para gritar ao mundo o quão bom é ser mulher, o quão bom é cheirar a mulher, o quão bom é ter corpo de mulher, seja ele de que tamanho fôr, o que importa mesmo é sermos mulheres e tirar o melhor proveito disso.
    Beijinhos*
    Catarina'Azevedo

    www.dontcreatelimitations.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do tema abordado! Eu infleizmente ainda sofro.. mas é porque gostaria ser um pouco mais magra .. Já que parei de fazer exercício fisico cheguei a engordar um bocadinho e não me sinto muito conforaável sabendo que é so um pouquito.. Por isso agoraem breve irei começar a fazer depsporto para tentar voltar ao meu corpo de antes aquele qual eu gostava.. Mas sim, temos que por vezes tenatr gostar mias de nós porque nó somos todos bonitos à nossa maneira :) Tem um bom dia! 50%Adolescente

    ResponderEliminar
  4. epah... eu sempre tive uma relação relativamente pacifica com o meu peso... ha dias em que me sinto gorda - sobretudo agora que comecei a tentar mudar isso - e obviamente odeio ir às lojas e que o numero maior não me sirva... mas fica por aí =P

    no entanto, e apesar de não ter sido convidada, agora estava-me a aoetecer dar o meu testemunho tambem xD

    xoxo

    PS: tinhas mesmo de mudar de nr quando eu estava prestes a mudar de telemovel??? obrigaste-me a refazer o backup... =P

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post!
    Muito bom mesmo, e houve uma frase que escreveste que me marcou no texto todo : "Será que somos realmente nós que não gostámos do que vemos? Ou será que só não gostamos porque um dia alguém nos apontou o dedo?" essa frase é tão verdade!!
    Eu ja aprendi a gostar de mim mesma e a nao ligar ao que os outros dizem, e desde esse dia que sou muito mais feliz!
    Beijinhos,

    Girly World

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler o teu texto! Identifiquei-me muito com ele... Só que em vez de ser magra era bastante gordinha. Em criança sofri de bullying e isso irá presseguir-me para o resto da vida. Mas agora estamos saudáveis e é o que interessa :)

    Beijinho grande, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  7. Quando tinha uns 14 anos por certos comentários e comparações, achei que estava demasiado gorda e resolvi emagrecer. E assim fiz. E fiquei um palito.
    Depois aos 18/19 engordei um pouco e acho que fiquei com o peso ideal para o meu tipo de corpo. Só que não parei ali e engordei mais uns 3/4kgs que não é muito, mas como não sou muito alta para mim faz diferença. No inicio ficava 'ai que horror que estou um pote' e 'que vergonha, nem vou a praia' mas depois fui atacada pelo bom senso e agora estou numa fase que penso, literalmente 'oh, que se fod*' xD
    Se estou como gostaria? Não, mas também não me preocupo com o que os outros podem pensar.
    Demora um bocado a chegar a este ponto, mas quando se chega já não se regride :p

    ResponderEliminar
  8. Não sei o que dize a não ser que fico feliz por ti e por te teres começado a valorizar e amar como és. Não ligues aos outros.

    Obrigada do fundo do coração por aceitares participar ♥

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Loved the post and I agree with everything you said, we are all humans, we have flaws but it is important to accept them, and love ourselves for who we are, flaws and qualities!

    http://www.notesofglam95.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  10. Também já passei por isso! Mas sempre lidei bem com a opinião dos outros, nunca me afectou em nada. :)
    E tu és linda assim :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do tema!
    Acho que todas nós temos sempre alguma coisa que gostaríamos de mudar não é? Eu sempre sofri um pouco com isso, porque sempre fiz desporto de competição e acabei por desenvolver muito músculo nas pernas e nos braços. Ás vezes ainda é difícil, mas se gostarmos de nós como somos e não ligarmos ao que os outros dizem, nem fazermos comparações entre nós e outras, acho que somos muito mais felizes :)

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do teu post, é uma grande incentivo a todas nós mulheres gostarmos de como somos sem qualquer complexos.
    Realmente existe sempre coisas que gostamos menos, mas o mais importante é também não ouvirmos o que outros dizem pois isso n vai ajudar apenas piora.
    Beijinhos Noemi

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente com tudo o que disseste! Toda a gente, mais magra ou mais gorda, tem defeitos e complexos mas tudo acaba por se desvanecer um pouco se aceitarmos o facto de sermos assim e sermos bonitas (ou bonitos) tal como somos!

    ResponderEliminar
  14. Adorei o teu texto ! Acho que todos temos uma fase má em que não nos sentimos bem com o nosso corpo, mas o importante é passar essa fase. E sermos felizes, claro !
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Adorei ler o teu post! Infelizmente as pessoas conseguem ser mesmo mesquinhas, mas o que importa é sabermos superar isso :)
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  16. Revi-me nas tuas palavras! também sempre fui magra e depois o novo ritmo de vida foi-me oferendo algumas curvas. Não estou desiludida. O importante é sempre sentirmo-nos bem!

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Adorei mesmo o post.
    VERDADEEE mesmo!
    Beijinhoooo

    Meu blog: http://dar-nas-vistas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Também a fiquei a amar. Tenho é as expectativas muito altas e espero não apanhar nenhuma desilusão quando ela chegar. Vamos lá ver :P Depois conto-vos tudo, como sempre!

    Obrigado pelo fabuloso momento de partilha <3 Sei bem que não deve ser fácil falar disto mas acredita que o facto de o teres feito dará para alguém acreditar e ganhar a força que precisa para mudar!
    Também vou participar :D

    NEW OUTFIT POST: LEAN ON
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  19. *palmas*

    Concordo plenamente! Sempre tive problemas com minha imagem tbem, mais cada dia que passa aprendo a me amar mais :)

    Pam xo/ Pam Scalfi♥

    ResponderEliminar
  20. Adorei este post :) Está fantástico!

    Beijinhos *
    Novo post: http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Adorei este post, e esta iniciativa. É triste ver raparigas e rapazes a auto mutilarem-se por sofrerem de bullying, muitas vezes derivado ao seu corpo. Não devemos ligar ao que os outros dizem, somos como somos e ninguém tem nada a ver com isso!! É preciso que as pessoas percebam isto!
    Beijinhos!
    The True Vegan Life

    ResponderEliminar
  22. Muitos parabéns pelas tuas palavras e pela mudança na perceção que tens de ti. És linda :)

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  23. Obrigado ♥ Adorei este post! É realmente muito complicado aceitar o nosso corpo como ele é! Na minha experiência eu levei muitos anos a aceitar o meu corpo, mas acabei por aceita-lo porque sou eu e eu não posso mudar isso! Aprendi a gostar de mim própria e é isso que quero mostrar ao mundo!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. gosto imenso deste projeto e adorei o teu texto, parabéns pela sinceridade :)

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito do post. Acredito que quase todas nós passamos por isso. E infelizmente muitas irão passar por isso também. Mas o importante é gostarmos de nós próprias sem as opiniões dos outros.
    Beijinho

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito das tuas palavras :)

    A verdade é que, principalmente na adolescência, arranjam-se todos os motivos para se criticarem uns aos outros. E aposto que grande parte das pessoas ganham estes complexos durante a adolescência...
    A única maneira de ultrapassar é mesmo permitir-nos gostar de nós próprias como somos *.*

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. fico feliz que tenhas partilhado a tua história e fico ainda mais contente por saber que não vives em confronto com a tua aparência! parabéns por te aceitares :)

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Adorei! Obrigada por partilhares! x

    ResponderEliminar
  29. Adorei o post, Ana! Sabes bem que me identifico imenso com o teu texto... Foi emocionante lê-lo!
    Fico tão feliz por teres conseguido ultrapassar esta fase e conseguires olhar para ti de outra forma.
    És linda, por fora e por dentro ♥

    Beijinhos
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ResponderEliminar
  30. Gostei da sinceridade e sentimento transmitido no post :)
    beijinho
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Gostei muito destes posts que vocês organizaram. São um óptimo exemplo para quem estiver a passar uma má fase neste momento :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  32. Gorgeous photo.

    Let's follow each other on Bloglovin'?!

    xx Falasha

    Bite My Fashion ll Instagram ll Bloglovin'

    ResponderEliminar
  33. Adorei o post, é sempre bom lermos testemunhos de outras pessoas a cerca deste tema :)

    ResponderEliminar
  34. Muito bom o post. Eu já quis mudar tantas vezes...

    ResponderEliminar
  35. Gostei das palavras :)
    Eu também me moldei e aprendi a gostar das minhas imperfeições, que até não me importo nada de as evidenciar!
    A vida ensina-nos!

    Beijinhos
    happyinthesunblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  36. " Será que somos realmente nós que não gostámos do que vemos? Ou será que só não gostamos porque um dia alguém nos apontou o dedo?" Tão verdade! Nunca fui muito de me sentir menos ou mais que os outros, sentia-me bem e ninguem me fazia comentários nem nada. até que mudo de escola e encontro novas amigas, ora bem, amigas que eram bastante próximas mas que faziam comentários do genero: "não tens mamas nem rabo, os homens vao gostar de ti em que?" "quem sai ao pai é tramado" mas que ricas amigas, apartir dai comecei a pensar, porra serei assim tão mal feita? sempre tive barriguinha mas de resto nada de especial, até as pernas eram normais, nunca tive celulite nem nada. Com estes comentários é obvio que comecei a fazer macaqinhos na minha cabeça, mas foi aí que percebi, as gajas são todas umas vacas (desculpa a expressão, mas terás que concordar em certos casos) umas com as outras. No dia em que me borrifei para elas, foi o dia em que deixei de preocupar-me com o que vestia ou fazia, quero lá saber. Sou saudável e uma mulher não se mede pelo tamanho do cu ou das mamas! Só tenho pena que esta sociedade não cresca também!

    ResponderEliminar
  37. gostei imenso do post.. eu também tenho alguns complexos... apesar de nnc ninguém me ter apontado o dedo eu sinto me gorda... mas talvez isso mude ;)

    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  38. Adorei a tua publicação junto com as das outras meninas! <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. STUNNING!

    ♥ Hope your new week is Ah-MAZING! ♥

    THE KAWAII PLANET

    ResponderEliminar
  40. Ooohn, obrigado *.* E como sei que vocês gostam imenso, já tenho mais alguns preparados :D
    Sim, esta semana farei o post. Espero mesmo contribuir positivamente :')

    NEW REVIEW POST: Catrice Camouflage Cream
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  41. That's a good look! ;)
    Have a nice weekend :)

    I follow you!
    If you comment my two posts, I will comment your five posts! :)
    www.sandrakopko.com

    ResponderEliminar
  42. That's such a gorgeous blouse! And your hair too :)
    Simimaus

    ResponderEliminar
  43. Gosto de posts assim. É importante aceitarmo-nos como somos! :)

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Acredita que é mesmo e que vale mesmo muito a pena pela qualidade e pelo preço. Se, efetivamente, o comprares quero ver uma review :D Vais dar-te lindamente com ele. Tenho a certeza :D

    NEW POST: Autumn Winter Choices | What do you think?
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  45. U-A-U! Adorei!
    Passa pelo meu blog**
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  46. Eu também era super magrinha e sempre tive imensos complexos com isso. Durante algum tempo também era 'atacada' por isso. O meu corpo mudou e embora tenha forma femininas continuo magra, é mesmo do meu sistema metabólico, não engordo e pronto. Hoje os comentários como "não comas não" "estás tão magra, estás a fazer dieta?" e coisas do género já não me afetam. Self Respect acima de tudo e gostar daquilo que somos. É clichê mas se eu não gostar de mim, quem gostará? :)

    Beijinho querida*

    Love,
    sweetcamomile.blogspot.pt .

    ResponderEliminar
  47. Texto lindo! As vezes a gente nem acha um defeito, daí vem alguém e aponta, a partir de então começamos a ficar meio paranoicas KK Estou passando por isso, mas creio que jaja passa. Seguindo o blog, amei.

    Beijos <3

    www.ovestidoflorido.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário! Não te esqueças de deixar o link do teu blog para que possa visitar!
Todos os comentários com questões serão respondidos no próprio post :)